terça-feira, 21 de outubro de 2008

Onde está a sensibilidade?

Recentemente nos indignamos com o desfecho do caso "Lindeberg/Eloa", sem sombra de dúvidas, uma lástima da policia brasileira.Todos, sem exceção, se perguntam: como a policia deixa uma refém retornar a um cativeiro? Porque não colocaram soníferos, entorpecentes, ou que fosse, nas quentinhas entregues? Essa eu tenho a resposta: segunda a policia deveria ter uma prescrição medica. Vai entender.
Acabou acontecendo o que todos sabem: a policia invadiu, de forma despreparada, as meninas foram feridas gravemente, e, infelizmente, uma veio a falecer.Sim, estamos todos chocados, perplexos, no entanto, não com o seqüestro em si, e sim com atuação vergonhosa da policia brasileira.
Entretanto, não é sobre esse caso que venho a publicar esse texto.
Já perceberam como o povo brasileiro é solidário? Sim, mas somente com os casos com repercussão publica.
Deixa-me explicar: Lembram do caso, de cerca de um pouco mais de um ano atras, do avião que veio a cair, morrendo centenas de pessoas?Então, a internet "encheu" de pessoas sensibilizadas com o caso. Fizeram correntes, matérias que não acabavam mais, e o melhor de todos, a "sensibilização" no ORKUT. Sim, as pessoas se mostravam estupefatas com o que ocorrera, eram fotos e mais fotos de vítimas, que com toda certeza nao era parente, e muito menos conhecidos, em seus álbum. Com legendas do tipo: LUTO; DESCANSEM EM PAZ; DESCASO.
E isso voltara a se repetir em diversos outros lamentáveis casos, como o pequeno João Hélio, a pequena Isabella, e o mais recente: o caso Lindemberg/eloa.
Contudo, como em um passe de mágica, como se a sensibilidade evaporasse, cerca de uma semana depois as fotos somem dos álbum, o ar triste some sorrateiramente, já se passou a comoção? ja fora esquecido o fato ocorrido?Nem um e nem outro. Elas simplesmente nunca ligaram para o fato ocorrido, podem demonstrar um ar de indignação, no entanto se importar passou por longe.
É como se ser uma pessoa se mostra sensível fosse de alguma forma um STATUS. Como se a sociedade fosse vê-la de forma diferente. E a que mais gosto: como se ela, de certa forma, se sentisse melhor. Esquecendo os problemas (que elas não têm) da sociedade, nem que seja apenas quando estiverem logadas no orkut, sentindo um sentimento de "dever comprido?".
Contudo existem casos, de repulsa muito maior, que as pessoas fazem questão de não enxergarem, até porque não é o problema dela, acontecendo ao lado de suas casas. Pessoas morrem todos os dias, umas de forma cruel, outras nem tanto; crianças passam fome, ou sofrem descaso dos próprios pais; já algumas famílias simplesmente não tem o que comerem.
Disso vem a pergunta: onde está a sensibilidade das pessoas? Nesse caso não existem, aliás não teve repercussão, não tem o que mostrar em seus álbuns e perfis infelizes.
Onde está a sensibilidade? Esqueceram no orkut, talvez.

3 comentários:

Nath_ disse...

Ae Leskinho, primeiro post. ;D
Cara, o que vc postou nada mais é do que a maioria das pessoas, ou blogueiros pensam. Tudo não passa de status, porque no fundo ngm tá nem aí pra ngm...

Diggo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diggo disse...

AAeee Garotooo aprendeu a escrever.. Deve ser essa Tal de Inclusão Digital..huauhahua

bom..bom.. Falou poko + falo bunito!

bju